MENU

Ahh… O quarto do bebê!!!

O quarto da criança é, sem dúvidas, o cômodo que merece um cuidado a mais no momento do projeto. A casa é o que será compreendido como mundo nos primeiros momentos, mas o quarto é o local onde passará a maior parte do tempo nos primeiros anos de vida. E pressupõe-se que deve ser um local preparado para os desafios e descobrimentos que virão a seguir, sem que eles ponham em risco a integridade dos nossos pequenos.
Nesta semana em que comemoramos o dia das crianças, vamos aproveitar a deixa e tratar, aqui no blog, dos assuntos relacionados à segurança e conforto delas também. Mais especificamente dos espaços preparados para receber os pequenos na “primeira infância” que vai do nascimento aos seis anos de idade.
Uma criança que brinca menos, com menos estímulos e pouco afeto pode ter severas modificações no cérebro e estas consequências podem acompanha-la para o resto da vida. Segundo uma pesquisa realizada pela Baylor College of Medicine, dos Estados Unidos, elas podem ter o cérebro de 20% a 30% menor se comparadas às bem cuidadas e amadas por seus pais.
“É na primeira infância que se formam os alicerces de todas as demais competências que a criança vai utilizar durante a vida inteira”, explica o médico neurocientista, clínico e psicoterapeuta João Augusto Figueiró.
Segundo o instituto pró bebê os maiores riscos à saúdo da criança (relacionadas ao meio) são: as quedas, engasgamentos, queimaduras e envenenamentos.
Vamos usar o quartinho do Maurício para ilustrar os textos a seguir, ele já vai completar 6 meses de idade e parece que o quarto tem contribuído ativamente para o seu desenvolvimento…
Todo mobiliário deste dormitório foi desenhado aqui no escritório e produzido em marcenaria, tudo em conformidade com as NBRs 15860-1 e 15860-2. A distância entre as grades, por exemplo, com tamanho entre 4,5 e 6,5 cm evita que a criança enrosque ou fique presa neste vão; ainda sobre as grades, elas devem ter 60 cm de altura, no mínimo, para evitar escaladas e possíveis quedas.
Os cantos, arredondados, também são importantes para resguardar a integridade da criança. O acabamento desta peça também é importante, nada de farpas ou parafusos expostos. Travesseiros e brinquedinhos são importantes para dar o clima mas devem ser retirados do berço no momento em que a criança estiver dentro dele.
Todo cuidado é pouco na hora da troca de fraldas: a queda é o tipo de acidente mais comum nas unidades de pronto atendimento infantis. A primeira medida, então, foi deixar tudo o que seria necessário no momento da troca, da fralda ao creme anti-assaduras e até roupinhas, bem próximos. Nenhuma atividade exigirá a ausência do cuidador neste momento. Veja que os acessórios para a higienização do bebê estão apoiados em nichos ao alcance da mamãe e do papai…. As gavetas, logo abaixo, possibilitam o acesso rápido caso haja necessidade.
O alerta fica para o trocador ao lado da janela! No momento do projeto identificamos o problema, mas não foi possível revertê-lo inicialmente por questões relacionadas à circulação e ergonomia. No entanto a janela recebeu travas limitadoras de abertura e rede externa. Com estas proteções extras anulamos eventuais riscos.
A poltrona de amamentar será um item bastante utilizado, portanto, deve ser extremamente confortável. Com um formato em forma “U”, as almofadas amamentação auxiliam as mamães na hora de encontrarem a posição correta para o bebê, garantem conforto e ajuste seguro ao corpo. O uso da almofada possibilita, inclusive, que a poltrona tenha modelos variados como a que utilizamos.
Bom… queremos muito seu like lá no nosso facebook e também no nosso instagram! Se curtiu, comenta ou compartilha também!
Um forte abraço e até a próxima!

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *