Herança de família e construído na década de 1980, o apartamento de 115 m², na zona sul de São Paulo, precisava passar por uma repaginação radical para que não parecesse com a antiga moradia. “Vivi aqui, fui feliz aqui, quero proporcionar as mesmas alegrias que tive para minhas filhas, mas as memorias também me trazem certa melancolia”, conta o Alessandro.
Tudo foi revisto, até mesmo as instalações de elétrica e hidráulica passaram por modificações. Na ala social, paredes saíram de cena para que a integração dos ambientes favorecesse os encontros com os amigos. Ao integrar a varanda ao restante do apartamento, o condomínio solicitou que o forro fosse mantido, problema resolvido ao trazer a madeira também para o teto da área social. Essa solução ainda possibilitou conquistar conforto acústico e térmico, além do aconchego característico do material.
Uma riqueza de texturas e nuances preencheu cada lugar da casa, a exemplo do revestimento cimentício que dá volume à parede da TV. Na pequena parede que envolve a cozinha, um tecido estampado aplicado arremata o visual despojado da decoração, tão solicitada pelos moradores.
Uma pincelada de cor também alegrou o quarto de casal, suavizado com um tom de rosa que evidencia a linda cabeceira. A suíte é uma das áreas que mais mudou com a reforma, pois o novo banheiro ocupou inclusive o espaço que pertencia ao antigo closet. Dessa forma, conseguimos separar o vaso sanitário do restante do ambiente e, consequentemente, os moradores podem usar chuveiro e pia ao mesmo tempo. Para alocar as roupas organizadamente, tivemos que acrescentar mais armários no quarto, o que necessitou o deslocamento das paredes do banheiro das crianças.
Sobretudo, a maior prioridade do jovem casal são as duas filhas. Estrela do projeto, o quarto das meninas esbanja suavidade e alegria. Para a menina mais velha, de 3 anos, a cama suspensa dá independência à menina, que brinca sem limites e com muita segurança. Para a bebê, a caminha e o restante dos móveis sob medida, com pegada montessoriana, dão conta do recado. A madeira clara serve de pano de fundo para a combinação dos tons de amarelo, verde e lilás.