fbpx
MENU

Apartamento Habitarte Brooklin

6579
2

Este apto foi pensado para uma família de 3 pessoas, um Casal com um Filho e a cadelinha Jully, mascote da família.

Nascidos no Pernambuco, o casal que vivia de mudança e já morou em várias cidades diferentes por conta do trabalho, resolveu então firmar residência aqui em SP, e nos escolheram para ajuda-los nessa nova empreitada, a ideia era fazer uma casa bem aconchegante, tudo a ver com eles e acabar com as mudanças…

A família tinha muito claro o que queriam no apto – cores claras, muita funcionalidade e um toque de sofisticação. Durante o desenvolvimento do projeto percebemos que alguns pontos precisavam de destaque, na verdade a gente percebeu que faltava um pouco de brasilidade por aqui. É por isso que, embora não fosse algo solicitado por eles, as cores e estampas neste apto foram essenciais para criar esse clima familiar, aconchegante e acolhedor.

É um apto de 128 m² com 3 suítes, varanda gourmet e não havia nenhuma integração entre os ambientes. Decidimos mudar isso.

A começar pela sala, que é o espaço onde a família se reúne para conversar e assistir aos jogos, já que todos adoram futebol. Não podemos ampliá-la, pois o terceiro quarto era imprescindível para as necessidades da família, então, nossa proposta foi concentrar tudo no mesmo espaço, reunindo estar e TV.

O apartamento tem vários pontos de brasilidade e um deles está na sala, bem representado pelo tapete tecido a mão com desenhado da artista Yu li min. Ele contrasta com a quietude e sobriedade dos quadros e traz as cores do mood do projeto.

Uma segunda opção de estar se configurou a partir da criação de um espaço para relaxar ou ler um livro em uma das extremidades da área social, onde antes era a varanda do apartamento. Depois de um dia estressante, aproveitar a vista pode ser um benefício para quem mora no alto. O carrinho acomoda o bar e as plantas ao redor ajudam a humanizar o ambiente.

Importante ressaltar que não vimos outra alternativa senão retirar a porta e seguir com a proposta de integração. O condomínio autorizou o envidraçamento das varandas e, no final das contas, a mesa de jantar maior e mais confortável se conectava melhor com a realidade deles.

No entanto, uma pia e uma churrasqueira dentro da sala… parecia bem estranho! A alternativa, então, foi trabalhar com um painel ripado, em freijó, com abertura articulada e pinos guia. Ela abre para o churrasco, mas esconde toda a estrutura no dia a dia da família.

A matriarca é uma super cozinheira! Faz questão de preparar as refeições da família no dia a dia e também para os amigos sempre que necessário.

É claro que isso foi determinante para decidirmos o layout do projeto, porque tínhamos a possibilidade de escolher entre manter a despensa, uma sala separada que ficava logo ao lado da entrada de serviço do apartamento, ou demolir as paredes e transformar todo o espaço em uma cozinha mais ampla e funcional. É claro que a segunda opção prevaleceu.

Com a nova cozinha pudemos ampliar os espaços de trabalho na bancada e aumentar a cuba. Isso porque todos os eletrodomésticos, com exceção do fogão, foram alocados no canto, onde era a antiga despensa.

As portas de correr funcionam como barreira para as receitas mais perfumadas. Ela precisava ter uma opção para separar a cozinha do restante da área social do apartamento.

Por já terem morado em tantas cidades, acabaram conhecendo muitas pessoas, além disso seus familiares também moram longe, então nada mais justo que ter um espaço para receber as visitas. Entretanto, quando não há visitas, ele funciona como uma sala íntima ou home-office. Fizemos uma porta de correr que permite isolá-lo quando estiver na função quarto de hóspedes, mas no dia-a-dia ela fica sempre aberta.

No quarto do filho, Buscamos uma linguagem mais arrojada. Para trazer um ar mais jovem e otimizar o espaço, desenhamos uma cama de casal com gavetas sob o colchão, que funcionam como sapateira, e uma marcenaria para organizar os equipamentos eletrônicos – TV, Home Theater, Vídeo Game e etc.

O banheiro deste quarto também sofreu alguns ajustes. Para proporcionar mais conforto aumentamos o box, reduzindo um pouco a área existente do antigo lavabo e agora roupeiro. Padronizamos piso e paredes usando o mesmo porcelanato e combinamos com metais pretos, trazendo um ar minimalista.

Na suíte master nossa intenção foi torna-lo mais funcional e confortável para o dia-a-dia dos moradores. Refazer o banheiro permitiu a instalação do lavatório, com duas cubas, para o lado de fora e junto ao closet. Já a área do vaso sanitário e chuveiro ficou independente, permitindo que a esposa e o marido possam usufruir as diferentes áreas do banheiro ao mesmo tempo.

O closet funciona como acesso principal do quarto, por isso optamos em revestir as portas dos armários de espelho, dando mais amplitude ao ambiente.

Por ser um casal mais clássico, vestimos as paredes de boiseries e apostamos em metais no tom dourado.