MENU

Reformar ou vender. As principais dúvidas sobre as vantagens, ou não, de investir na reforma do seu apartamento antigo.

Alguns clientes nos procuram decididos a reformar seus antigos apartamentos. Outros nos questionam se a reforma realmente valeria a pena, movidos principalmente pela curiosidade relacionada ao investimento e a valorização futura do imóvel. Ou se o melhor é abandonar a ideia da reforma e partir para um imóvel novo em folha.

Em geral, as pessoas criam laços afetivos com o local onde escolheram morar. E não estou falando apenas da cor das paredes ou do piso da sala. A rotina de buscar pão e cumprimentar os vizinhos varrendo a calçada ou de saber que no bairro tem tudo o que se precisa para o dia a dia, pode ter um impacto muito grande no momento da decisão por reformar ou migrar para outro imóvel.

Não é raro, porém, que muitas dúvidas sejam despertadas também por fatores externos. Quem não conhece um vizinho ou parente que acabou de reformar e teve um problemão durante o processo? Para ele, então, a escolha pela reforma é uma péssima escolha.

Com todas essas questões, sugerimos tratarmos cada aspecto individualmente.

Existe mesmo valorização do imóvel quando há reforma?

Sim. Em bairros mais nobres ou disputados, ou até em franco desenvolvimento, apartamentos ou casas antigas e reformadas podem ter valor agregado até 60% maior que os não reformados. O cuidado, portanto, é não gastar na reforma mais do que deve: o valor do imóvel antigo somado ao valor da reforma não deve ultrapassar 80% do valor da venda final. Outra dica é verificar o estado de conservação do condomínio, já que não adianta um apartamento lindo dentro de um prédio abandonado.

E meus laços afetivos com o imóvel e com o bairro. Isso entra na conta?

O economista Luiz Calado, autor do “Seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio”, acredita que as personalizações excessivas reduzem a possibilidade de encontrar um morador que se apaixone pelas intervenções. A gente concorda, mas insistimos sempre que os custos inerentes à transformação do imóvel, para transformá-lo num um lar para você, sempre valem a pena! Adaptar o imóvel às suas necessidades levando em consideração os laços afetivos que tem por ele é uma escolha assertiva. Analisar os custos da reforma sem levar em conta este aspecto é um erro. Esse formato só se sustenta se a reforma tiver interesse estritamente negocial.

Reformar apartamento antigo dá muito trabalho, certo?

Levando em consideração que os apartamentos novos não são entregues 100% finalizados, defendo que tanto um quanto outro são problemas, diferentes, a serem resolvidos antes da mudança. Apartamentos antigos precisam sofrer intervenções mais estruturais (elétrica e hidráulica). Os novos, além do investimento maior na compra, precisam de acabamentos finais e de instalação de acabamentos.

Ambos, porém, vão precisar de planejamento e de uma ótima execução. Um profissional habilitado vai conduzir, qualquer uma das duas opções, de maneira a proporcionar a melhor experiência possível. O objetivo final, claro, deve ser garantir o melhor para quem viverá ali.

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *